quarta-feira, 30 de outubro de 2013

#Impressões de Leitura: Rico e Joana em: O Pirulito Assassino - Maria Izabel Gomes Silva

"Rico e Joana em: O Pirulito Assassino"
Autor: Maria Izabel Gomes Silva
Editora: Isis
Ano: 2012 
Páginas: 332 

Sinopse: "Um terrível assassino vestido de palhaço faz suas vítimas desferindo golpes com um enorme e duro pirulito de rapadura. O encantador detetive Rico Dantas e a destemida Joana Coquinho irão desvendar esse mistério.

Com um enredo dinâmico, cheio de ação, aventura, suspense, romance e diálogos recheados de humor, o romance policial (primeiro volume da série) prende a atenção do leitor do início ao fim, de forma a agradar a todas as idades. Em um estilo próprio do narrador, as cenas inusitadas vão pouco a pouco desnudando a trama central ao longo de todo o romance. Quando então, nos capítulos finais, é revelada a verdadeira identidade do palhaço assassino e os motivos que o levaram a matar suas vítimas à pirulitadas, em um desfecho emocionante, que surpreenderá até o mais atento dos leitores.”



Em uma pacata cidade chamada Quibeleza, acontece um crime muito misterioso. Um belo dia, o Sr. Ronald decide trabalhar até um pouco mais tarde na sua famosa fábrica de rapadura, a Las Cadentes, exatamente onde o crime acontece. O assassino possivelmente erra o alvo e acaba acertando um dos poucos funcionários que ainda estavam no local naquele horário.


O delegado Freitas e o detetive Rico são chamados e ao iniciar as investigações no local do crime, descobrem um formato muito intrigante na porta de vidro que o assassino quebrou ao fugir, além de um rastro de formiga próximo ao corpo do morto, e também uma pantufa esquecida pelo criminoso.

A partir desse primeiro crime, outros envolvendo outros funcionários da fábrica acontecem e fica constatado que o assassino, na verdade, queria matar o bondoso Sr. Ronald Coquinho, proprietário da Las Cadentes, marido da Sra. Maroca e pai de dois filhos, Carlinhos e Joana.

Joana decide se unir ao detetive Rico em busca de pistas que possam descobrir quem é o assassino e iniciam uma engraçada e divertida investigação. Muitas coisas perigosas acontecem a menina Joana e ao galã e talentoso detetive Rico e eles dois sempre se salvam de uma forma engraçadíssima. Os dois juntos iniciam um belo romance e descobrem várias pistas para chegarem de fato a identidade e aos motivos do assassino vestido de palhaço que mata suas vítimas com o duro pirulito de rapadura.

Chegado o final, momento de descobrir a verdadeira identidade do palhaço assassino, somos tomados por grandes surpresas e quem você menos imagina, surge com motivos dramáticos e psicóticos para ter cometido os tais crimes. O final foi muito surpreendente para mim e eu adorei porque é impossível de se imaginar. 



A Isabel tem uma escrita muito leve, o que possibilita uma leitura muito rápida, e usa termos bem nordestinos e que faz a história se tornar mais engraçada ainda. O livro é narrado em terceira pessoa, mas o narrador interage conosco de uma forma muito bacana, como se ele estivesse conversando com a gente, e depois você acaba descobrindo quem ele é e que ele faz ou fará parte da história. A diagramação do livro é ótima, não percebi nenhum erro em todo o livro. A edição tem orelhas e o único problema que encontrei foram as folhas brancas.

A trama é infanto-juvenil, porém indico para todos os que tem curiosidade de acompanhar uma investigação envolvendo muitas aventuras e muita ação e que misturado a isso, apreciam uma boa dose de humor, ou seja, indico para crianças, jovens e adultos. O livro é muito bom mesmo.



















25 comentários:

dsa disse...

Amiga querida, tudo bem?
Passando aqui antes de sair de vez do computador porque eu me interessei bastante pela sua resenha, principalmente porque logo logo estarei pegando esse livro para ler também e espero poder gostar muito.
Porque até agora de Nacionais, só dois livros entraram para os meus FAVORITOS...Os Netboys e A IDEIA...mas a IDEIA superou até o anterior (risos)
Enfim...
Outra coisa, sabe uma outra resenha que gostei bastante que vc fez e estou lutando para ter o livro? A LENDA DA CAVEIRA DE CRISTAL. Estou doida por causa dele e não acho para vender =/
Estou injuriada amiga. Porque eu gosto dessas coisas de aventura...mistérios e tudo mais. E esse livro é um prato cheio pelo que vi.
Enfim...Gosto das suas resenhas, porque vc passa muito bem as partes principais do livro e isso é muito bom.
Se cuida minha linda e fica com Deus, porque agora estou indo dormir...tive uma péssima noite =[
Se cuida

lovereadmybooks.blogspot.com.br

Maribel Gomes disse...

Olá Neriana, querida!
Estou aqui para dizer que me senti muito feliz com a sua resenha! Primeiro, porque você conseguiu passar muito bem a essência da trama e, segundo, porque você gostou da obra! :)
Agradeço mais uma vez e digo que ainda teremos muitas coisas boas em nossa parceria! Desejo muito sucesso ao seu lindo blog!
Beijos!
Maria Izabel G. Silva

Aline Valentim disse...

Olá Neriana, tudo bom?
Eu recebi esse livro ontem da autora e será uma das minhas próximas leituras.
Mesmo que a premissa seja infanto-juvenil, estou bem ansiosa pela leitura.
;)
Beijos
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

Wandressa disse...

Nossa adorei a capa! Parece ser um bom livro, nunca tinha visto nada sobre ele mas me interessei mesmo sendo bem juvenil!

http://alguns-livros.blogspot.com.br/

Amanda T. disse...

Nossa, a premissa é bem interessante e original. Morte por... Pirulito? Hahaha amei sua resenha, e ainda mais por ser infanto-juvenil, chamou minha atenção!

Um beijo
http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

Adriano Gutemberg disse...

Oi Neri,
Muito obrigado pelo intermédio na minha participação do projeto da Sarah!
Adorei :)

Bom, sobre o livro...
Eu adoro livros infanto-juvenis. Toda a escrita simples, despreocupada me encantam! Penso que iria adorar esse livro, ainda mais por ser uma ideia bem original! :P

Adorei sua resenha!

Beijos
http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

Bruna Souza disse...

oii,
adorei a resenha, o livro parece ser bem legal mesmo, e para mim livro de suspense e mistério tem que ter o final surpreendente, senão estraga tudo. Bom saber que esse é assim!
Fiquei super curiosa para ler agora, e a capa também ajuda, porque é bem fofa, rs
bjus
Bruna
meumundinhoficticio.blogspot.com.br
@MeuMundinhoFitc

Elizabeth disse...

Estou encantada pela história. Tem tudo que mais amo num livro: emoção, suspense e mistério. Vou adorar ler e ansiosa por isso. A autora está de parabéns por sua linda obra.

Douglas Fernandes disse...

Adoro livros assim, com muito suspense e muito criativo... nunca tinha ouvido falar de um assassino que tinha como arma um pirulito... *-*
adorei ja quero demais conhecer essa historia e desvendar esse mistério...rsrs

Michelly Santos disse...

Parece ser um livro mt divertido, Neri! Só pelo título a gente já vê isso, né?! hehe...

PS: tá rolando um sorteio do livro A Passagem, de Justin Cronin lá no blog. E já adianto que tá super fácil de participar, hein... Passa lá e boa sorte!

http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/2013/10/promocao-mais-um-livro-na-estante.html

Rogério Queiroz disse...

Quilegal, parceira!

Comecei a achar a história engraçada quando li o nome da cidade, haha. Eu estava enganado em relação ao livro: acho que eu iria amar.
Gosto do humor contido nos livros sempre dá um toque de leveza e deixa a trama mais envolvente.

Você é uma ótima resenhista, adorei!!!

Uma dose de palavras.
http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

Danny HRodrigues disse...

Gente adorei esse livro sabia super diferente, conheci ele aqui amiga e solicitei para o rafa ler e comentar no espaço Jovem do blog!
Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

Chirlene Santana disse...

nossa esse livro é muito diferente, estou louca pra começar a leitura dele!

Chirlene Santana disse...

nossa esse livro é muito diferente, estou louca pra começar a leitura dele!

Filipe Laia disse...

Ótima resenha Neri.
Literatura brasileira crescendo cada vez mais e fico muito feliz por isso!

Bjs
www.booksever.blogspot.com

g disse...

Gostei da resenha,descreveu o livro muito bem, adoraria le-lo.

Maria Silvana Santana disse...

Oie sua linda =)
primeira resenha que leio, e confesso que já gostei ao ler o nome da cidade "Quibeleza" eu sou muito besta para rir, gostei muito da tua opinião de sabe que o livro é singelo e nos prende na leitura, amo infanto-juvenil |ô|
Beliscões carinhosos da Máh ♥
Cantinho da Máh
@Maaria_Silvana

Valentine disse...

Já ri muito só com a sinopse! O pirulito de rapadura e a cidade Quibeleza foram ótimas criações! Que legal se tratar de uma autora brasileira e que traz a linguagem e elementos bem nacionais. É gostoso se sentir acolhido por livros que narram coisas e lugares que conhecemos. Adorei sua resenha!
Beijos!
http://umaleitorachamada.blogspot.com.br

Felipe Maykon disse...

Já quero, consegui um exemplar com a assessora da autora, mas só para sorteio, e agora depois de ler sua resenha eu necessito muito desse livro.

ps: Tá rolando a promoção desse livro na pagina do meu blog quem quiser tá facilzinho ganhar, pois não tem muitos concorrentes.
link da page :https://www.facebook.com/photo.php?fbid=630796806972361&set=a.488512707867439.126981.488222777896432&type=1

http://naestantedeumgaroto.blogspot.com.br/

Lila Martins disse...

Bacana, gostei da sinopse, parece ser ótimo!

Unknown disse...

Parece ser bom...! Já adicionado na minha wishlist.

Att. Guilherme
www.livrovsspoilers.com

Rossana Batista disse...

Não li ainda esse livro mas ele tem um premissa tão incrível. Digo isso porque imagina só, um ladrão atacando com pirulito de rapadura?! kkkkk
Eu tenho que ler esse livro, com certeza vou me divertir também!

Nadja Moreno disse...

Oi parceira...

Eu fiquei curiosa pelo livro e estou passando para tentar a sorte na promoção... quem sabe dá certo, e logo você pode ver lá no Escrev'Arte se goste tanto quanto você... como nossos gostos são muito parecidos, acho que sim neh? hahahaha

Beijos

Escrev'Arte

Bruna Rayanne disse...

Oi adorei sua resenha, ja estava afim de ler o livro e com ela minha vontade aumentou mais ainda.
Bruna Rayanne
bruninha_ray2805@hotmail.com

Unknown disse...

Oi, td ok? Achei a resenha bastante interessante, e a capa é também. >,<

Postar um comentário