quarta-feira, 20 de novembro de 2013

#Parceria - Carla Pachêco


"A autora Carla Pachêco é carioca, mas mudou-se para a cidade considerada o “Paraíso das Águas”, Maceió, em Alagoas, pouco antes de completar seus 16 anos. Formou-se em Medicina, especializou-se no cuidado ao paciente crítico, e há mais de 10 anos atua como médica intensivista em Unidades de Terapia Intensiva. Apaixonada também por escrever e viajar resolveu dar uma guinada na sua vida, desvendar esse outro universo que tanto a fascina, e agora escreve seu primeiro livro. Nele, narra suas experiências e memórias de viagem, revelando sua forma mais íntima de conhecer, ver e sentir o mundo."

Entrevista concedida ao blog:


Café com Leituras: Fale um pouco sobre o desafio de escrever e publicar o seu primeiro livro?
Carla: Gosto de desafios, e este, com certeza é um dos grandes, sob todos os aspectos. Digo no meu livro que “o novo não costuma me assustar, mas a falta de atitude diante das possibilidades, sim”.
Sou médica, a medicina sempre foi o meu foco, mas amo escrever e viajar, então, por que não?
Há exatamente um ano, no finalzinho de novembro passado, viajei para Curitiba, e a matéria de capa da revista TAM Nas Nuvens trazia a escritora Martha Medeiros. A reportagem, muito bacana, tinha um enfoque na obra recém-lançada dela, “Um Lugar na Janela – Relatos de Viagem”, e ao chegar a Curitiba, tratei logo de comprar o livro e posso dizer que foi assim que tudo começou. Tinha uma viagem marcada para Nova Iorque no final de janeiro e decidi me permitir fazer desta viagem o estopim para dar uma guinada na minha vida, provando de uma combinação que me parece perfeita – viagem e escrita.
Comecei a buscar na internet a maneira correta de se construir uma Proposta Editorial e de deixá-la atraente o suficiente para não ficar lá, perdida entre inúmeras outras que as editoras recebem todos os dias. Viajei para Nova Iorque com minha proposta finalizada e ao chegar de viagem, me perdi nas minhas histórias, e assim que terminei, procurei por editoras grandes que se encaixavam no perfil do meu livro para enviar a proposta. O processo de construção do livro é um processo solitário e, principalmente, para iniciantes como eu, julgar a escrita é muito difícil, mas acreditei neste trabalho desde o início, e tudo fluiu de uma forma tão natural, que não quis brigar com meus instintos.
Consegui, num tempo muito breve, respostas a minha Proposta Editorial, e tomei um grande susto, que só me fez acreditar ainda mais que era possível olhar em outra direção.
Quando paro pra pensar na minha trajetória até esse ponto exatamente, vejo que tudo aconteceu muito rápido, e já me sinto imensamente realizada por isso. Consegui assinar um contrato com uma editora internacional, e estou muito feliz com esta parceria, com a atenção que eles dispensam ao autor, com o profissionalismo e competência que tratam da obra, sem falar que meu primeiro livro “Perfume De Hotel – Nova Iorque” estará disponível tanto no Brasil quanto em Portugal, podendo chegar a mais países.
“Limitações são fronteiras criadas apenas pela nossa mente” (Perfume De Hotel – Nova Iorque).
  
Café com Leituras: Quais são os escritores que te inspiram? E os livros de sua preferência?
Carla: Vamos começar pelos nacionais, e acho que já dei uma dica falando da Martha Medeiros com seu livro “Um Lugar na Janela – Relatos de Viagem”; Raquel Pagno, escritora premiada, fazendo sucesso também com a sua mais recente obra “Herdeiro da Névoa”, e que me presenteou com seu comentário na capa desse meu primeiro livro; Maitê Proença, “Entre Ossos e a Escrita”, gosto muito da forma como ela escreve.
Internacionais, Elizabeth Gilbert, que me encantou com o best-seller “Comer, Rezar, Amar”, sendo minha outra grande referência e fonte de inspiração na construção do meu livro; Khaled Hosseini (que também é médico), autor do best-seller “O Caçador de Pipas”; E.L. James, com uma narrativa bem ousada na trilogia “Cinquenta Tons de Cinza”, outro best-seller.

Café com Leituras: Você acha que os leitores estão mais interessados nos livros nacionais?
Carla: Sim, e leitores das mais diversas faixas etárias. Terminou no início deste mês, aqui em Maceió, a VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas, e minha filha, como tantas outras adolescentes, estava ansiosíssima para assistir a palestra da Paula Pimenta, uma das escritoras do cenário nacional que marcou presença nessa Bienal. No dia marcado, chegamos à Bienal com um pouco mais de uma hora de antecedência para o início da palestra dela - para nossa sorte. A fila que foi se formando a espera de ser liberada a entrada para o auditório inchava cada vez mais, e já no auditório, todos os espaços ficaram tomados por um monte de adolescentes, alguns vestindo camiseta personalizada com a capa de algum dos livros da Paula, outros segurando cartazes, e mais com presentes para serem entregues. Quando ela chegou, foi ovacionada como uma “pop star”, com direito a gritinhos e choro na plateia. Fiquei realmente muito impressionada com aquela cena, e todos tinham na ponta da língua os detalhes das histórias, dos personagens, e formaram um verdadeiro coral quando ela cantou a música tema do par romântico da série best-seller “Fazendo Meu Filme”.
E um relato dela me marcou. Ela disse que um dos primeiros editores para quem mostrou o primeiro livro desta série de sucesso, virou para ela e disse: “é muito bom, mas adolescentes não leem livros grossos”. Sem sombra de dúvida, um grande equívoco.
O nosso público mudou. Temos leitores cada vez mais jovens e cada vez mais exigentes, antenados no que é produzido aqui no Brasil e, ao mesmo tempo em que para nós autores isso é um poderoso estimulante, nos impõe a responsabilidade de uma escrita com um conteúdo cada vez melhor. Entendo que todos, autores e leitores, só têm a ganhar com isso.

Café com Leituras: Como surgiu a ideia do livro? Quando tempo levou para você conseguir finalizar ele?
Carla: Em suma, surgiu da “urgência por fazer as outras coisas que também me dão prazer e que simplesmente ficaram em suspenso”, como digo no livro.
Queria escrever “Perfume De Hotel – Nova Iorque” enquanto tudo estava quente em mim, enquanto as notas do perfume saltavam pra mim com maior intensidade, então me debrucei sobre ele. Finalizei o livro em 3 meses.

Café com Leituras: Fale mais sobre o livro “Perfume De Hotel – Nova Iorque” e o que vem depois dele.
Carla: Em primeiro lugar é um sonho realizado. Sempre gostei de escrever, e acho que o que torna esta narrativa “deliciosa”, como foi descrita no comentário de capa da Raquel Pagno, é que consegui unir a minha paixão pela escrita a minha paixão por viajar, e acredito que tudo que é feito com paixão, com entrega, se torna algo realmente interessante. Ele é um misto de relatos das minhas experiências em Nova Iorque, minhas sensações, com outras histórias que falam um pouco mais de mim, da minha percepção do mundo, sem ter a menor vergonha de me mostrar.
Quero continuar a experimentar e a exalar o perfume, então, aguardem porque vem mais “Perfume De Hotel” por aí.
Vocês não vão resistir ao poder do perfume!

Obra publicada da autora:


"Perfume de Hotel - Nova Iorque" - Carla Pachêco - Chiado Editora - 2014 - 114 páginas - Gênero: Viagens, crônicas e memórias.

Sinopse:

"Quem não ama um bom perfume? O perfume imprime o resultado da combinação entre a essência e a nossa pele, e é isto que dá o toque final a cada fragrância, que deixa no ar uma memória sem par de nós, e desperta para cada um diferentes sensações. PERFUME DE HOTEL - NOVA IORQUE traz em suas notas as impressões únicas e o aroma de cada lugar na visão da autora, que traduz de maneira deliciosa, leve, bem humorada, e rica em detalhes, os prazeres e descobertas dessa magia que é viajar, para quem gosta de conforto e sofisticação, mas sabe desfrutar dos pequenos prazeres, aprecia os detalhes, e se entrega as emoções de viver e partilhar recordações.
Você não vai resistir ao poder do perfume!"

Quotes:

“Perfume e sabor às vezes são difíceis de separar. Um perfume nos remete ao sabor de um momento, e um sabor traz à memória o perfume que marcou um momento”.

“É exatamente assim que vou guardar esse meu encontro com o Central Park, com um perfume e sabor incomparáveis, únicos, que tornarão à minha memória todas as vezes que falar desse dia”

Outras Informações:

Site: *Em construção
Instagram: *Em construção
Fanpage: CLIQUE AQUI!
Skoob: CLIQUE AQUI!

E-mail para contato: contato@carlasgpacheco.com

PS: Volto a divulgar essas informações posteriormente.

Onde comprar:

- A partir de DEZ/13, por pedidos feitos através do email: contato@carlasgpacheco.com;

- Ainda no primeiro trimestre de 2014, quando acontecerá o lançamento oficial, estará disponível para compra em livrarias no Brasil e em Portugal, e também pela internet.


Agradeço de coração a escritora Carla por confiar em mim e no blog e entregar em minhas mãos o seu trabalho, esse livro com essa capa linda, e também por toda simpatia. Estamos super felizes com mais essa parceria fechada. \o/

26 comentários:

Sulamita S. da Silva disse...

UAU!
Parabéns pelo resultado da entrevista.
Fico lembrando das tuas redações na escola quando ainda tinhas uns 10 a 14 anos... eram lidas em público, exposta no mural da escola e recebias aplausos por escreveres tão bem e chegavas em casa vibrando com um 10.
Sucesso e que possas cada vez mais escrever e escrever e.....
AMEI!

Geraldo e Elza Correia disse...

Querida Neta Carla Pacheco, vibramos com a entrevista sobre o lançamento do seu primeiro livro. Confesso que estamos muito orgulhosos de poder ler em breve o PERFUME DE HOTEL - NOVA IORQUE. Parabéns e muito sucesso como escritora.
Beijos dos teus Avós GERELZA.

Aline Valentim disse...

Parabéns pela parceria Neriana! Adorei a entrevista e acho que temos que valorizar cada vez mais os autores nacionais. Tenho lido muitos livros nacionais e tô gostando muito do que está sendo publicado.
;)
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

dsa disse...

Amiga ainda bem que o LIVRO só se chama PERFUME, porque eu sou alérgica hahahahaha...Mas eu gostei bastante da entrevista e achei também a autora muito linda O.o Nossssa....
E outra minha amiga querida, estou para mandar suas lembrancinhas, mas eu n mandei ainda, porque tenho que ir atrás dos envelopes para colocar as coisas hahahahaha...E eu sou meia devagar, mas uma hora chega ai.
Enfim...Espero que esteja bem amiga
te amo e te adoro muito
se cuida

lovereadmybooks.blogspot.com.br

Ana Leonor Monteiro disse...

Adorei a entrevista, Carlinha!!! uauuuuu, você é polivalente mesmo...rsrsrsrs
Não sabia que você possuía esse dom maravilhoso de escrever!!!!
Desejo o maior sucesso do mundo e também um livro autografado!! Felicidades!!
Bjs,
Ana Leonor (Nozinha)

Rogério Queiroz disse...

Essa autora promete muita coisa boa.
Ainda não contei para ela, mas ela em alguns dias se tornou um dos posts mais populares do "Uma dose de palavras.". Iupi!!!

Parece que ela é muito talentosa, vamos ver em dezembro!
Abraços.

Rogério Queiroz - Uma dose de palavras
http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Muito legal o post.

Achei o título e a capa bem diferente para o tema.
Fiquei curiosa!!

Parabéns pela entrevista!

Beijos,
www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

Thaís Cavalcante disse...

Parabéns pela parceria! \o/

Um beijão,
Pronome Interrogativo.
www.pronomeinterrogativo.com.br

Unknown disse...

Que bacana! adoro entrevistas com autores :)Não conhecia a utora nem sua obra, mas adorei conehcer.
A Editora Chiado é ;otima, bacana ver autores nacionais publicando livros lá :D
beijos!
tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

Unknown disse...

Hey Neri, *0*
Parabéns pela parceria!!
Já havia visto esse livro em outros blogs, porém não me senti atraído!

Penso que o gênero dele, não é a minha praia! Mas quem sabe um dia, eu não dê uma chance a ele?

Aprecie a leitura :)
Beijos

Adriano!
http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com/

Unknown disse...

Estou realizando um sonho...

Unknown disse...

Amooooo D+++++ vocês GERELZA!!! Bjs

Unknown disse...

E eu adorei participar dessa entrevista com a Neriana! Feliz ;)

Unknown disse...

Esse não te dará alergia!! Pode usar, rsrsrs. Agora quem diz sou eu... Noooossssa, obrigada pelo elogio. Bjs

Unknown disse...

Mulher "Bombril", mil e uma utilidades, kkkk. O seu exemplar já está reservado e com dedicatória. Bj Nozinha.

Unknown disse...

Acabou de contar!! Uhuuuuuuu \o/

Unknown disse...

Que legal Thaysa Rocha!!! Eu sou louca por essa capa ♥♥

Unknown disse...

Obrigada também Thaís Cavalcante!

Unknown disse...

Obrigada ;)
É verdade Ariádine Tamires, estou super satisfeita com minha parceria com a Chiado Editora!

Unknown disse...

Neriana Rocha, ainda vamos dar muito buchicho, rsrsrs. Obrigada pela parceria. Um grande beijo ♥

Michelly Santos disse...

Que capa liiinda! Fiquei apaixonada! E tb adorei a sinopse, já que eu adoro viajar...
É sempre bom ler entrevistas de autores e conhecer um pouco mais deles, né?!
Parabéns pela parceria e pelo post, Neri!

http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
Mais Uma Página

Unknown disse...

Oi Michelly Santos!! Ebaaaa \o/. Espero que ame o livro também. Me conta depois. Quero saber;) Bjs

Unknown disse...

Quem sabe Geração Leitura...

Danny HRodrigues disse...

Oi Amiga parabéns pela parceria com a Carla muito sucesso as duas, achei bem legal a história do livro, somente a capa que não me conquistou, mas Não julgue o livro pela capa né, vou aguardar sua resenha bjkas!

Unknown disse...

Oi, Danielle Casquete!! Vou torcer para que arrisque a leirura, mesmo não gostando da capa. E tomara que eu consiga superar a capa, kkkkk. Me conta depois ;) Bj

Neriana Rocha disse...

Vamos sim, Carla! <3 Obrigada por sua atenção!!! Beijos!

Postar um comentário