quinta-feira, 7 de março de 2013

Teste de Leitura!


Cronometre 30 segundos para a leitura deste texto abaixo, depois verifique quantas palavras foram lidas nesse espaço de tempo, olhando no número correspondente a linha onde parou a leitura. Multiplique o número por 2, e assim terá a quantidades de palavras lidas por minuto. O resultado do teste de leitura encontra-se no final do texto.

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA – Renata G. Holzer.
10Suponha que depois de tomar café, você pega um jornal
20e descobre que não entende mais nada do que está
21escrito.
30Tenta decifrar o código do jornal, mas não consegue
34entender uma linha sequer.
41Apesar de desconcertado pela descoberta, você precisa
51ir trabalhar, pois é um dia muito importante, de grandes
52decisões.
59Dirige-se de carro à firma, onde trabalha,
68você olha as placas de trânsito, mas não consegue
76entende-las. Olha os “outdoors” e nada de compreender
80o que está escrito.
90Em um semáforo, um garoto lhe dá um papel de
96propaganda, que você também não entende.
105Chegando ao serviço, olha para os relatórios, mas nada
114de se lembrar como se deve fazer uma leitura.
123Consegue “enrolar”até a hora do almoço, quando vai
132almoçar com um cliente muito importante. Nem sequer, o
138cardápio do restaurante você consegue ler.
144Depois de conseguir desvencilhar-se de inúmeras
150situações constrangedoras que ocorreram durante esse
159dia, você resolve relaxar em um cinema, mas constata
169transtornado que o filme é legendado e você não entende
171o inglês.
180Você deve ter percebido e sentido que é quase
190impossível viver sem saber ler e escrever dentro de uma
194sociedade como a nossa.
201A quantidade de informações gráficas que recebemos
211atualmente é inúmeras vezes maior do que quem viveu à
21550 ou 100 anos.
225Quase tudo o que está à nossa volta, necessita do
228conhecimento da leitura.
238Mesmo sendo a leitura e a escrita de vital importância
247para a nossa vida, constatamos que uma grande maioria
254de pessoas afirmam não gostarem de ler.
264A leitura tradicional dos leitores comuns é lenta e silábica,
272o que retarda a velocidade da leitura, tornando-a
281cansativa e incompatível com o ritmo de vida que
283levamos atualmente.
292Tudo acontece muito rápido à nossa volta. Todos os
300meios de informação e comunicação que utilizamos são
307rápidos, somente a nossa leitura é lenta.
315Se não nos atualizarmos, através da obtenção de novas
325estratégias de leitura, que nos auxiliem a melhorar o
332nosso desempenho, nos sentiremos como imaginado no
342inicio do texto. Quem não se atualiza fica excluído do
350mercadode trabalho e escolar. Se não nos
358preocuparmos com a obtenção de uma maior velocidade
366de leitura, seremos como alienígenas vivendo em nosso
368próprio mundo.
RESULTADO:
Se você leu:
  • Menos de 100 palavras: LEITURA SILÁBICA LENTA;
  • Entre 100 e 200 palavras: LEITOR SILÁBICO COMUM;
  • Entre 200 e 350 palavras: LEITOR COM PRÁTICA DE LEITURA TRADICIONAL;
  • Acima de 350 palavras: LEITOR DINÂMICO.

Fonte: http://mscamp.wordpress.com/2009/10/29/teste-de-leitura/

Outros testeshttp://educarparacrescer.abril.com.br/testes/

1 comentários:

Neriana Rocha disse...

Meu resultado foi:
"Entre 200 e 350 palavras: LEITOR COM PRÁTICA DE LEITURA TRADICIONAL"

Ainda podemos melhorar... :)

Postar um comentário