sexta-feira, 7 de junho de 2013

#Lendo! (27) - Livro que ganhou a votação da enquete para Junho.

Memórias da Casa dos Mortos - Fiodo Dostoiévski - Editora L&PM

Olá! o/

Hoje vamos ao resultado da enquete "O que leio agora?"... E o livro vencedor  e que eu já iniciei a leitura hoje foi "Memórias da Casa dos Mortos" do Dostoiévski, que venceu com incríveis 110 votos. Isso mesmo, 110 votos! Quero agradecer a todos que participaram e dizer que fiquei muito feliz com esse número tão grande e significativo. Lembrando que a votação para o mês de julho será aberta na próxima semana, então não deixe de participar e dar o seu voto. :)

Sinopse retirada do Skoob:

"Memórias da casa dos mortos narra em forma de romance um dos períodos mais difíceis da vida de Dostoiévski (1821-1881): os anos em que passou na prisão. Em 1849, ele foi condenado à morte por debater idéias 'revolucionárias'. Porém, minutos antes do fuzilamento, sua pena acabou sendo comutada por quatro anos de prisão e trabalho forçado na Sibéria. Essa fase, de 1850 a 1854, deixaria marcas profundas no escritor, que transformou a dor do confinamento neste livro.
Publicada em capítulos entre 1860 e 1862 na revista Mundo Russo, a obra beira o relato documental, já que foi construída a partir das anotações que o escritor fez às escondidas, dos diálogos que presenciou e também das suas próprias impressões. Por meio do personagem de Alieksandr Pietróvitch, assassino confesso da própria mulher, Dostoiévski constrói um brutal e minucioso relato do dia-a-dia dos prisioneiros. Aqui, o grande autor perscruta a fundo a alma de cada um deles, revelando o sofrimento físico e mental do cárcere e a progressiva e total anulação da individualidade, sem deixar de lado a crítica a um sistema que fomenta o ódio e que não se preocupa em recuperar os cidadãos para a sociedade.
Memórias da casa dos mortos foi um êxito na época do seu lançamento e abriu uma nova fase na carreira do autor, que nunca se recobrou de ficar frente a frente com o terror e de conviver com homens que não diferenciavam o bem e o mal. É deste enfrentamento que emergem sua grandes obras literárias.

8 comentários:

Nadja Moreno disse...

Oi Neri!!

Tenho este livro em minha estante, comecei a ler logo em seguida do Crime e Castigo, mas acabei parando... parando mesmo, não foi abandono. Logo retomo. Mas vou agora esperar sua resenha. rsrs

Beijos.

Escrev'Arte

Rogério Queiroz disse...

Oi, Neri.
Tenho um livro do Dostoiévski, Crime e Castigo, nesta mesma versão de bolso, ainda não li, tenho um pouco de medo, sabe, kkk, mas é uma meta de vida lê-lo.
Beijos.

Uma dose de palavras.

Taty disse...

Eu não conheço o livro mas vou aguardar resenha

bjos

Luara Cardoso disse...

Espero que você goste. <3

Um beijo,
Luara - Estante Vertical

Neriana Rocha disse...

Oi, Nadja! :)
E tu tava gostando até onde leu???
Beijos!

Neriana Rocha disse...

Rô, eu já li "Crime e Castigo" e é muito bom, viu? Te indico! :)
Beijos!

Neriana Rocha disse...

Oi, Taty! :)
Ta certo. Beijooos!

Neriana Rocha disse...

Oi, Luara! :)
Obrigada!

Postar um comentário