quinta-feira, 16 de maio de 2013

#Fica a dica! (6)

Livro bom x Livro ruim = minha vontade é o que importa!
Como saber se um livro é bom ou ruim?

Olá! o/
Eu relutei muito para entrar com esse assunto polêmico aqui no blog... mas não sei porque, hoje, me deu vontade de escrever sobre isso. :)
O que faz um livro ser bom e/ou ruim para você? O que faz um livro ser bom e/ou ruim para mim? Temos que seguir as mesmas regras de avaliação? O seu gosto literário tem que ser igual ao meu? Temos que gostar do mesmo gênero, do mesmo autor, da mesma forma de escrita? Sou melhor do que você porque gosto da literatura clássica? Sou mais culta? Ou é o contrário?
Sinceramente? Na minha (humilde) opinião quem se prende a esse tipo de pergunta é uma pessoa muito presa a padrões e precisa urgentemente se reinventar, se recriar... Quem você pensa que é para decidir o que EU tenho que ler? Ou o que é melhor para eu ler? Ou ainda o que preciso ler... minha base de leituras?
Eu nunca me preocupei muito em seguir certos padrões impostos pela sociedade, nunca me importei muito com as opiniões alheias e sou bem chata e teimosa em relação as minhas preferências e minhas vontades. Se eu quero vou lá e faço! Se eu quero vou lá e leio! Ponto final! Tenho mais de 200 livros na minha estante e todos estão lá pelo meu esforço, então porque vou ler ou (o que é pior) deixar de ler alguma coisa por conta de pensadores preconceituosos? Jamais! Leio o que tenho vontade na hora que me dá vontade, gosto muito de clássicos sim, mas também adoro uma leitura leve que me faça esquecer os problemas da vida real e me divirta. E se você não gosta é uma decisão sua... ninguém tem que meter o bico. Você escolhe o que você quer ler e ninguém tem que achar bom ou ruim, ninguém tem que reclamar nada. Lutamos por anos para conseguirmos nossa liberdade de opinião e hoje desfrutamos dessa conquista. Mas ainda vejo cada absurdo por aí. Só Jesus na causa!
Bem, com esse momento desabafo, tentei mostrar para vocês que não importa qual o seu gosto literário, o que importa realmente é você se deliciar com um livro em mãos, é você conseguir em uma vida só viver várias vidas ao mesmo tempo e conhecer várias estórias legais... viajar sem sair de casa... Isso sim é cultura! Seja livre! :)

Vou deixar três vídeos bem legais, que fala um pouco sobre esse assunto, de três canais do youtube que eu acompanho e gosto muito. Segue:











Agora eu quero saber a opinião de vocês em relação a esse assunto. E aí? :)

PS: Hoje sai o resultado do sorteio!!! \o/

24 comentários:

Gabriel Ribeiro Gomes disse...

Oie :)

Nossa eu também acho que cada um pode ter sua opinião diferenciada de uma obra se temos nossa opinião é porque ela deve ser respeitada Tati <333, beijos :D

http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

Rogério Queiroz disse...

Adorei cada palavra, Neri. Gostei demais da sua opinião e apoio, sou dessa mesma ideologia de liberdade.
Dei valor!!! KKKK'

Uma dose de palavras.
http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

Um papo entre páginas disse...

Concordo plenamente!!!!! A gente lê o que é de nosso gosto, independente da opinião da sociedade. Eu particularmente me estresso com algumas pessoas, já sofri e ainda sofro preconceito pelo fato de gostar de livros infanto-juvenil e as pessoas deduzirem que por esse gosto você é infantil. Ou até mesmo pelo fato de eu gostar de alguns romances e algumas pessoas falarem, que por causa disso você é gay e blablabla.
Tá na hora de nossa sociedade acordar e parar de criticar os outros e prestar mais atenção na vida própria.

Parabéns pelo post Neriana!

Gabriel - http://umpapoentrepaginas.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Amei o post, Neriana. Ando muito incomodada com tais coisas e com a blogosfera em geral. Ler tem se tornado sinal de status pra alguns, apenas uma meta... não tem mais aquele prazer, sabe? Isso me incomoda MUITO!
Ah, vi seu comentário no meu blog falando que gostaria de um layout. Pode mandar um e-mail para: leticiasdaschagas@gmail.com e conversamos certinho.
Beijos!

Rafaela Oliveira disse...

A sociedade é muito preconceituosa. Leia o que leia, você está fazendo um bem para uma humanidade lendo. A media de leitores no Brasil é baixa e não é menor, por que nós lemos o equivalente a 3 pessoas. Leia o que for, mas leia. Sou dessa opinião.
Em relação a opiniões distintas, é obvio que isso vai existir, somos um país com culturas misturadas, formas de vidas diferentes, ideias diferentes, isso é normal. O unico que devemos fazer é RESPEITAR.

Beijos, adorei o poste.
http://slothreaders.blogspot.com.br/

Michelly Santos disse...

Apoiada, Neri! E o pior são os pseudo-intelectuais que acham que qualquer pessoa que lê best-sellers é burra!

http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
Mais Uma Página

Unknown disse...

Neri, eu acho que não existe livro ruim, livro bom, existe livro.
Acho que cada livro carrega uma história que pode ser boa pra mim, não pra vc e vice-versa!
Contanto que não inferiorize o intelecto, qualquer leitura é valida.
Ótimo post :D
Beijos
descobrindolivros.blogspot.com.br

Um papo entre páginas disse...

Olha eu aqui de novo Neriana!! rsrs
Te tageei no meu blog

http://umpapoentrepaginas.blogspot.com.br/2013/05/tag.html

Neriana Rocha disse...

Num é, Gabriel? Respeito é o segredo! :)
Beijos!

Neriana Rocha disse...

Obrigada, Rogério! :)
E vamos fazer o nosso encontro dos blogs, hein?
Beijos!

Neriana Rocha disse...

Ignora esse tipo de pessoa, Gabrieel! O silêncio é melhor nesses casos e não deixa essas opiniões te atingirem.
Beijos!

Neriana Rocha disse...

Oi, Letícia!
Minha dica para você é, não se incomode não, não deixe essas coisas te atingirem. :)
Te mandei o email ta?
Beijos!

Neriana Rocha disse...

Oi, Rafa!
Eu também acho que é mais importante você ler, independente do que esteja lendo. A literatura é um mundo de opções, porque se prender a um tipo só?
Beijos!

Neriana Rocha disse...

Exatamente, Mi! E isso é um absurdo.
Pessoas diferentes = gostos diferentes. E ponto final!
Beijos!

Neriana Rocha disse...

Concordo plenamente com você, Lucas!
O que é bom para mim não necessariamente é bom para você, e vice-versa.
Beijos!

Neriana Rocha disse...

Oba!!! Mais uma tag... vou lá ver.
Beijos!!! :)

Unknown disse...

Oi!!!
Primeiro de tudo, PARABÉNS PELO POST!
Adorei a sua opinião, concordo plenamente com você!!!
Ninguém pode julgar e muito menos desmerecer o que cada um lê!
Acho muito válido conhecer e ler pelo menos alguns clássicos, mas sou da opinião de que devemos ler o que queremos e sobre o que gostamos.
Até porque já somos obrigados a ler várias coisas das quais não gostamos, seja para o trabalho ou para a escola/faculdade.
Bom, já escrevi muito né?!
Parabéns de novo pelo texto.
Bjos

Neriana Rocha disse...

Obrigada, Mariane! Gostei muito da reação de vocês, estava com medo de postar algo mais polêmico e ser bombardeada... mas adorei!
Concordo com você também!
Beijos!

Unknown disse...

Adoreeei o post. Parabéns!
Pra mim isso de livro bom e livro ruim não existe, porque todos temos gostos diferentes (graças a deus, imagina todo mundo igual que tédio seria? haha)
O que é bom pra mim, pode ser ruim pra você!

Eu sempre procuro a opinião de outras pessoas que já leram, antes de começar a ler um livro novo, mas é só pra ter uma noção de como a história se desenrola, os pontos positivos e negativos ... mas nunca deixo de ler algo que estou com vontade pq alguém classificou como ruim, pode ser que eu até dê uma desanimada, mas não deixo de conferir... afinal, pode ser que eu me surpreenda né?! ;)

Bjs
http://viciosemtres.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Achei super interessante sua colocação!
Lembrei quando ganhei Cinquenta Tons de Cinza do meu namorado, todos me falaram que era péssimo e que eu iria detestas. Realmente, não gostei mesmo, mas fiz questão de ler para saber e sempre que me falavam isso eu perguntava se a maioria já leu e foram os poucos que responderam sim!
Achei muito bons os canais indicados, o segundo vídeo que fala sobre prestação de serviço é exatamente o que eu penso. O autor também está fazendo um trabalho e prestando um serviço para seus leitores.

Conheci seu blog através do Pilha de Livros e gostei muito, sou estudante de Jornalismo portanto adoro ler!

Vitrô Blog

Neriana Rocha disse...

Exatamente, Fernanda! :)
Concordo em gênero, número e grau!

Beijos!

Neriana Rocha disse...

Oi, Liz! Seja bem vinda! :)
Aconteceu comigo a mesmo coisa em relação ao 50 tons... Também não gostei, mas li os três livros e alguns me recriminavam por isso. Vê se pode!
Já estou te seguindo também.

Beijos!

Isa Vichi disse...

Olha eu ali!! Que legal!! Obrigada!! Beijinho da Isa - LidoLendo

Neriana Rocha disse...

Oi, Isa!
Obrigada pela visita! :)
Beijos!

Postar um comentário