segunda-feira, 22 de abril de 2013

#Parceria - Raquel Pagno


Em 2012, ela venceu a 8ª edição do Concurso Literário de Suzano – Cora Coralina – na categoria “Contos” e também ganhou o Prêmio Literário Cláudio de Souza na categoria “Melhores Contistas” com o conto “O Grande Livro de Feitiços”, publicado na coletânea de contos “Tratado Secreto de Magia” (Editora Andross) em 2011.
Raquel Pagno escreve desde a infância e o gosto pela escrita cresceu tanto que no ano de 2011 começou a publicar o que escreve. Natural de Lages em Santa Catarina, nasceu em 1982 e atualmente estuda Administração de Empresas e trabalha como projetista e cartógrafa.

Entrevista concedida ao blog:

Café com Leituras: Como e quando você percebeu que queria ser escritora?
Raquel Pagno: Eu sempre quis ser escritora. Desde criança alimentava este sonho, mas nunca tive incentivo da família, que sempre me dizia que ninguém conseguiria sobreviver da profissão de escritor. Quando criança, escrevia escondida em meus cadernos da escola e depois precisava lidar com as repreendas da minha mãe que, para me castigar por gastar o material escolar em “bobagens”, queimava tudo o que eu escrevia rsrsrs. Perdi muitos dos meus escritos desta forma! rsrsrs

Café com Leituras: Quais os escritores que são influências e/ou uma inspiração para você?
Raquel Pagno: Todos os livros que já li na vida me influenciaram de alguma forma. Eu procuro me inspirar nos meus autores favoritos, fazendo uma leitura quase técnica do que eles escrevem. Adquiri por hábito ler com um bloco de anotações ao lado. Vou escrevendo palavras interessantes, estratégias de criação das cenas, cenários e personagens.

Café com Leituras: Seus personagens são inspirados em pessoas reais ou em algum fato? Como você os constrói?
Raquel Pagno: Nem todos os personagens são inspirados em pessoas de verdade, mas uma grande parte deles sim. Alguns são baseados em colegas de infância, inclusive usei seus nomes (eles não sabiam disso, até agora! rs). De repente estou andando pela rua e vejo alguém e simplesmente penso ‘Era isso que precisava para o meu livro!’. Já aconteceu de eu inventar um personagem 100% fictício e depois encontrar uma pessoa e ela ser tão idêntica ao que imaginei que chego a me arrepiar.

Café com Leituras: Dos seus livros, qual o seu favorito?
Raquel Pagno: Eu tenho um carinho muito especial por O Voo da Fênix, que chegará ao Brasil em maio deste ano. Mas cada livro é como um filho, não há como gostar mais de um do que de outro.

Café com Leituras: Como foi escrever o seu novo livro “Herdeiro da Névoa”? Quando e onde será o lançamento dele?
Raquel Pagno: Para escrever o Herdeiro da Névoa precisei estudar muito, mas muito mesmo. Foi a obra mais trabalhosa em termos de pesquisa, pois apesar de se passar no início da década de 50, escolhi Paris como cenário. Passei mais de um ano com um mapa de Paris na mão e vários livros em que as estórias se passavam por lá, especialmente os mais antigos, entre 1950 e 1960.
Quanto ao lançamento, só sei que chegará no mês junho, mas ainda não há data certa e local definido. E como o livro já foi lançado em Portugal, onde também foi editado, provavelmente não haverá um grande evento por aqui. L

Obras publicadas da autora:

Contos publicados:

1.       O Grande Livro de Feitiços, no Tratado Secreto de Magia – editora Andross;
2.       A Floresta Negra, no Clube das Bruxas – editora AGBook;
3.       Biblioteca Pública, no Contos de Grandes Autores Brasileiros – Câmara Brasileira de Jovens Escritores;
4.       O Coveiro, na Coletânea do Prêmio Buriti 2012 – editora Alternativa (esse conto foi premiado com menção honrosa);
5.       A Deusa da Noite, no Vampiros de Alma – editora PerSe (publicado também em áudio book pela rádio Digital Rio).

Livros publicados:

1.       Rubi de Sangue – 2011 – Editora Ómega;

Sinopse:
"Carmem sempre ouvira as tristes histórias de Francesca. Adorava cada  frase saída da boca enrugada da avó, mas sentia que a verdade estava escondida nas linhas de seu rosto, presa em um coração saturado de sofrimentos. Foi em uma noite de lua cheia que ela finalmente lhe contara a verdade: seu antepassado era um vampiro, Carmem era a herdeira do Rubi de Sangue e do poderoso sangue das bruxas, o único alimento capaz de saciá-lo completamente, e que ao mesmo tempo era para ele mais letal do que qualquer veneno; e era a única capaz de gerar um filho para salvá-lo da extinção. Apaixonada, Carmem segue o seu caminho rumo ao destino que a aguarda. Miguel deseja o seu sangue, e ela, a imortalidade dele."


2.       Seablue – 2012 – Editora Corpos;

Sinopse:
"Eduardo levava uma vida tranquila, até o furacão Daniele passar por ela. Nunca sentira-se tão apaixonado e mal acreditava que já estava de casamento marcado e que passaria sua lu ade mel a bordo do Seablue, um doa maiores transatlânticos do mundo. ​Em outro ponto de São Paulo, morava Joana que, vinda o interior, acabara por se envolver com Igor, um homem maduro com quase o dobro da sua idade. Igor queria surpreendê-la com o pedido de casamento e as passagens para sua primeira viagem à sós. Embarcariam em uma semana no Seablue. Mas eles não contavam com as traquinagens do destino, que inesperadamente colocaria as vidas de Joana e Eduardo em xeque e faria com que Daniele e Igor aprendessem a conviver e superar os obstáculos causados pela solidão e pela dor de perder um amor verdadeiro."


3.       O Voo da Fênix – 2013 – Editora Ómega;

Sinopse:
"De repente, Natália vê-se diante de uma nova realidade: um aneurisma cerebral, que pode se romper a qualquer momento. Diante da nova realidade, descobre uma força de vontade antes adormecida e a vontade de encontrar o homem que a atormenta todas as noites em seus pesadelos. Para isso, ela vai contar integralmente com a ajuda de seu amigo Andrew, que a encoraja a iniciar uma terapia de regressão. Durante as consultas, Natália se depara com o misterioso homem dos sonhos e presencia sua morte repetidas vezes. Andrew a acompanha a uma viagem rumo ao desconhecido. Uma vez encontrado o intocável homem dos sonhos, nesta vida um destemido e apaixonado piloto de acrobacias, resta-lhes inventar uma maneira de chamar sua atenção e fazer com que ele ouça o relato de Natália.  Ela tem uma ideia fixa: nesta vida, vai livrá-lo da morte precoce que o aguarda."


4.       Herdeiro da Névoa – 2013 – Editora Chiado.
Lançamento no Brasil será em Junho.
Sinopse:
"Inácio Vaz acabara de chegar à Paris com algumas moedas no bolso e a grande vontade de se tornar advogado. Depois de ser surpreendido pela beleza de Chloé Champoudry, enquanto esperava pela entrevista que lhe garantiria a bolsa de estudos na Sorbonne, e encantado pela garota dos cabelos de fogo, trocara equivocadamente Direito por Artes. Desesperado por ter abdicado do sonho, Inácio descobre que seu nome não consta em nenhuma das listas de matrículas. Disposto a esclarecer o mal entendido, não percebe que seus documentos foram trocados. O rosto na foto é seu, mas o nome, de outro. Stephen, seu colega de quarto, tenta convencê-lo a assumir a nova identidade. Os documentos pertencem ao herdeiro da dinastia Roux, um milionário desaparecido sem deixar rastros. Preso em um leque de mentiras e suspense, Inácio trava uma luta com sua própria consciência, enquanto apaixonado, procura pela garota que lhe roubara o coração.​"

Raquel, gostaria de agradecer sua atenção e dizer que, para mim, é um prazer ter meu blog como seu parceiro. Espero que essa parceria renda bons frutos sempre.










6 comentários:

Deise C. disse...

Olá Neriana,

Não conheço essa autora, mais é bom saber que o mercado literário está repleto de obras magnificas =D

Assim que puder da uma passadinha lá no meu cantinho, estou seguindo o seu blog ^^

Beijos,
http://www.devoradoradelivros.com.br/

Neriana Rocha disse...

Temos muitos escritores brasileiros que são muito bons, Deise, mas precisamos valoriza-los mais. :)
Beijos!

Luiza disse...

Parabéns pela parceria!!Não conhecia a autora ainda.
Bjs
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

Neriana Rocha disse...

Obrigada, Luiza!
Vale a pena conhecer a Raquel Pagno, ela é muito boa.
Beijos!

Unknown disse...

Oie :)

Nunca tinha ouvido falar da autora, mais parece que os livros dela são bem interessante.
Parabéns pela parceria, primeira vez aqui no seu blog, e adorei aqui, já estou seguindo, e convido você também para dar uma espiada no meu blog também.
Beijos.

http://pensamentoliterario5.blogspot.com.br/

Neriana Rocha disse...

Oi, Samuel!
Seja bem vindo!
Em breve terá resenha dos livros da Raquel aqui no blog. É só acompanhar.
Beijos!

Postar um comentário